Causas Mais Comuns da Queda De Cabelo

Alopecia (termo médico que significa perda de cabelo) afeta homens e mulheres, jovens e idosos. É muito mais comum do que a maioria das pessoas imagina. Afeta adultos, adolescentes e crianças e existem inúmeras causas.

Não há idade exata na qual ocorre a alopecia. Dependendo da causa, pode ser um processo muito lento ou extremamente rápido. Um processo que pode afetar apenas uma área específica do corpo, como o couro cabeludo ou a cabeça inteira, até o corpo inteiro.

Alopecia androgenética

Geralmente, o tipo mais comum de queda de cabelo é a alopecia androgenética ou alopecia androgênica. Androgenética refere-se à  influência dos andrógenos (hormónios masculinos) e uma predisposição genética à  calvície (ou, em outras palavras, a calvície é herdada).

Este tipo de perda de cabelo geralmente começa a afetar as pessoas a partir da adolescência, afetando mais homens do que mulheres. Embora seja mais comum em mulheres do que a maioria das pessoas imagina.

Em mulheres geralmente isso resulta em apenas um afinamento do cabelo em todo o couro cabeludo com a maior perda na coroa. A alopecia androgenética é mais comumente conhecida como calvície hereditária.

Eflúvio Telógeno

Qualquer um ou combinação de vários fatores médicos pode resultar em perda temporária de cabelo. Por exemplo, deficiência nutricional, desequilíbrio hormonal, estresse e doença.

Até mesmo alguns medicamentos e condições médicas, doenças como doenças da tireóide, diabetes, doenças do fígado, doenças renais ou lúpus.

Mulheres adultas e adolescentes podem experimentar alopecia por causa do desequilíbrio hormonal da síndrome dos ovários policísticos. Medicamentos de acne, anfetaminas em pílulas de dieta, quimioterapia (tratamento para câncer) podem causar calvície.

Quando a perda é o resultado de uma doença ou condição médica ou tratamento, o cabelo normalmente retorna quando a causa desaparece, desde que não haja danos aos folículos, mas pode levar alguns anos.

Alopecia Areata

Alopecia areata é cabelo perdido como resultado de uma doença auto-imune. Este tipo afeta todo o cabelo em todo o corpo. Com a alopecia areata, o cabelo geralmente cai em pequenas manchas e pode progredir para a calvície total.

Tricotilomania

Tricotilomania é um distúrbio psicológico em que uma pessoa puxa o próprio cabelo que também pode levar à  perda de cabelo. Este tipo particular é geralmente mais comum em crianças.

Alopecia de tração

O estilo e os tratamentos que causam tensão nos cabelos e no couro cabeludo podem levar à  perda de cabelo. Por exemplo, tranças apertadas como nas fileiras de milho podem levar à  condição conhecida como alopecia de tração.

Com tantas razões, é aconselhável consultar um médico que pode ajudar a identificar positivamente a causa da perda de cabelo e, finalmente, recomendar um tratamento adequado.

Que outras opções tem para combater as causas da queda de cabelo?

Na minha opinião pessoal, deve sempre que possível numa primeira fase, usar tratamentos como o Har Vokse que sendo um produto natural não tem efeitos secundários, e mesmo assim é extremamente eficaz.

Podem ver a minha opinião pessoal mais detalhada sobre o mesmo na minha Har vokse review.

Leave a Reply